terça-feira, 14 de julho de 2009

Gerenciamento de Crise




Frequentemente o profissional de Relações Públicas, ao longo da trajetória de vida pessoal ou empresarial, depara-se com uma questão: Como Gerenciar uma crise quando ela de repente aparece?

Gerenciamento de crise é um dos focos abordados na Comunicação Corporativa, onde dentro deste panorama surge, outros contextos das crises, que valhem a pena serem esmiuçados. Mas antes disso, podemos dizer qual a diferença entre Gestão de Crise e Gerenciamento de Crise?

Então vamos lá... Gestão de Crise de acordo com o José Eduardo Prestes ( Consultor de Empresas e professor de Pós Graduação em Comunicação Corporativa na ESPM), ressalta que é estratégico e o foco está voltado diretamente aos resultados, enquanto o Gerenciamento de Crise é estritamente operacional significa "o como fazer?" "o que fazer"? "Por onde começar?"

Dependendo dos reflexos das crises e de suas dimensões, elas exigem uma solução diferente, dentre as quais podemos citar a "Crise Tecnológica"- quando os indíviduos não agem com ética na divulgação de comentários factícios que possam prejudicar a índole de um ser humano ou a imagem de uma empresa, a " Crise de Caráter"- aparentemente quando as empresas não adquirem uma postura ética e transparente com os seus produtos ou serviços, a "Crise de Contingência"- quando de repente surge um imprevisto que deturpe a imagem de uma organização, mas é muito mais fácil de conter, pois crise de contingência é esquecido facilmente pela opinião pública como, por exemplo, alterar a embalagem e a quantidade dos produtos nas caixas e vendê-los pelo mesmo preço, sem comunicar ao público consumidor e as demais crises, como a "Crise Social", a "Crise de produto", a " Crise Financeira" e a "Crise Ambiental".

Em fim, dentro deste panorama de reflexões, podemos citar vários fatos de "Crises Corporativas", como o caso da "Pírula de farinha" do laboratório Schering, um outro caso conhecido de uma empresa que completava a quantidade de leite nas caixas com soda cáustica e água oxigenada, outro caso de várias empresas de cigarros que aumentaram o índice de nicotina nos produtos "e pior", sem comunicar o excesso da dosagem para os usuários, com a única intensão de torná-los mais dependentes da química.

Para nós Rps é interessante termos um olhar diferente para estas situações, pois novamente de acordo com a opinião do professor Eduardo Prestes, todos nós um dia já gerenciamos ou vamos gerenciar uma crise na vida, seja uma "Crise Pessoal" ou uma "Crise Empresarial".

A experiência é tudo e valhe lembrar que de qualquer forma precisamos estar preparados para lidarmos com qualquer tipo de situação,
Acredito que o resultado deste gerenciamento e todo o processo envolvido será gratificante!

Um comentário:

  1. Crise pessoal já gerenciei várias e se for me basear nelas para mensurar um possível gerenciamento de crises empresariais fico com medo hehehe

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

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