segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Relações Públicas na Gestão Ambiental

O setor ambiental em plena era da globalização está tornando-se cada vez mais o foco de atenção dos gestores da área que buscam profissionais gabaritados como engenheiros ambientais e geólogos para atuarem nos setores mais específicos e que exigem grande capacitação. A grande prova, é que realmente os setores ambientais estão em alta e as empresas que investem no "Verde" sempre têm a ganhar em relação a concorrência, dentro deste conceito, valhe lembrar como o profissional de Relações Públicas pode agir estrategicamente neste setor,na visão de Grunig, JamesE.,Hunt, Todd. Managing public relations (2003).

. Mostrar a empresa a importância de ser socialmente responsável
. Construir da imagem corporativa orientando para a Responsabilidade Social
. Alinhar a empresa as necessidades do mercado, destacando a importância da Responsabilidade Social, como algo que traz ganhos de imagem, destaque entre os concorrentes, construção de uma sociedade melhor e incrementa o relacionamento com os funcionários.

.Apoiar outras áreas que gerenciam projetos de Responsabilidade Social ( Recursos Humanos, Assistência Social, Fundações ou Institutos ligados á empresa) exercendo funções específicas como produção de peças gráficas, divulgação, contato com a imprensa; gerir projetos sociais.
As Relações Públicas procura intermediar esse relacionamento que as empresas têm com seus públicos, ou seja, a Responsabilidade Social pode ser considerada uma função estratégica da organização, facilitando o relacionamento com os públicos de interesse.

A sociedade requer ética na condução dos negócios por estar cada vez mais ciente de seus direitos e atitudes, por exemplo, no combate a corrupção, na denúncia atos de destruição ao meio ambiente ou á exploração do trabalho infantil, fazendo críticas severas a vários fatores que prejudicam o país.Dentro desse processo de seus direitos a sociedade criou entidades independentes como o IDEC ( Instituto de defesa do consumidor) e o Procon órgãos que atuam competência para defendê-los.

Os consumidores prestigiam empresas que desenvolvem práticas sociais como garantia de um futuro melhor, com foco na melhoria da qualidade de vida,neste sentido, a organização pode beneficiar-se no exercício da Responsabilidade Social com o consumidor,o fornecedor, os clientes, os acionistas, a comunidade,a sociedade, o governo, a imprensa), podendo por meio desta melhorar o desenvolvimento econômico do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário