terça-feira, 4 de agosto de 2009

Empresas Verdes


Hoje falar de Sustentabilidade e Responsabilidade Social é uma questão de sobrevivência para as empresas socialmente responsáveis. Os prédios e edíficios presentes em todos os países que utilizam uma série de medidas que condizem com o respeito e a preservação ecológica estão sendo chamados de green buildings e de acordo com Juan Quirós dono da Advento (holding de quatro empresas de construção e engenharia de infra-estrutura), afirma que "O cenário da construção sustentável no Brasil é extremamente positivo e promissor. E uma notícia excelente: o Brasil está no quinto ranking de países em construções sustentáveis. Como prova o Grupo Advento destaca-se no mercado brasileiro como uma das empresas de engenharia que dispõe de tecnologias adequadas para uma construção sustentável.
Aproximadamente 100 empresas possuem o certificado LEED- Leadership in Energy and Environmental Design, que é nada mais, do que a certificação de Edifícios Verdes). De acordo com os critérios estabelecidos por este selo, para uma empresa obter este certificado que garanta o seu reconhecimento na sociedade é preciso acompanhar as diretrizes que regem a sua norma: o uso eficiente da água em prol da preservação dos lençóis freáticos, a utilização correta dos sistemas elétricos,a utilização dos recursos naturais, a qualidade dos ambientes internos (em relação a pureza do ar) e reciclagem dos produtos como copos plásticos e latas que ao serem jogados fora de qualquer maneira demoram aproximadamente 50 anos no processo de decomposição e sua reutilização no processo de reciclagem é muito mais viável e ecocogicamente correto.

O objetivo da proposta de acordo com Quiróz "é reduzir a curto prazo a emissão de CO2, 14% de água potável, 24 a 50% do consumo de energia elétrica e 70% dos resíduos sólidos gerados pela operação".
O autor ainda ressalta que o desenvolvimento sustentável tem condições de envolver a sociedade e o governo na construção de residências sustentáveis, ou seja, gerar uma política de sustentabilidade para o setor residencial, junto com a participação da Caixa Econômica Federal que pode ser agente potencial para iniciar este processo de mudança em seus negócios.

Essas noticias e muito mais podemos acompanhar no Neomondo- Um olhar consciente.

Para maiores informações sobre as revistas ligue para (011) 4994-7690 ou no site http://www.neomundo.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário