terça-feira, 28 de julho de 2009

Comunicação Interna

A Comunicação interna é atualmente utilizada nas organizações, que se preocupam com os seus funcionários ou colaboradores, que são considerados um público estratégico da organização, pois ele é o principal divulgador da imagem da empresa onde trabalha para as pessoas que não conhecem a sua existência no mercado e nem os seus serviços.

O principal objetivo da Comunicação Interna é informar o funcionário sobre todos os assuntos que são considerados importantes e que sejam de seu interesse como o aumento de salário, as férias coletivas, as festas comemorativas de fim de ano, os aniversários ou as informações relacionadas com o ambiente externo, como a política, a sociedade, a economia, a imprensa, o governo entre outros agentes influentes. O funcionário quando está ciente dos assuntos que ocorrem na empresa, trabalha mais motivado e interessa-se cada vez mais por conhecer a lógica e a política do seu local de trabalho.

Para enviarmos a mensagem correta, temos que entender, por exemplo, como os funcionários da fábrica recebem as informações da empresa e as interpretam ou como os funcionários do Departamento Financeiro/ Marketing/ RH recebem estas mesmas informações e as interpretam, porque, o chão de fábrica não tem acesso ao e-mail, mas os funcionários do Departamento financeiro ou do RH conseguem ter acesso a este veículo facilmente. Para a boa compreensão da mensagem podemos agir da seguinte forma: Preparamos o jornal interno que possui uma linguagem dinâmica e prazerosa para os colaboradores da fábrica, enquanto, para os funcionários dos demais departamentos que participam das tomadas de decisões junto com a diretoria, podemos enviar um e-mail ou mesmo oficializarmos determinado assunto em uma ata de reunião,para que não ocorram divergências na compreensão da mensagem.

O importante é que todos tenham acesso à informação, mas para que este fato aconteça de forma eficaz e compreensível, temos que identificar qual veículo de comunicação torna-se mais adequado para cada funcionário em seu respectivo local de trabalho. Alguns exemplos de comunicação dirigida, o jornal mural, o newsletter, as reuniões, a internet, o rádio, apresentações áudio visuais entre outros meios facilitadores da mensagem.

Um comentário:

  1. E neste sentido o tão mal falado jornal mural é uma das ferramentas mais eficientes para alcançar o público chão de fábrica ou operacional, mas desde que seja atualizado frequentemente e que também desperte a atenção dos colaboradores.

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

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