segunda-feira, 6 de julho de 2009

Branding e Design







Branding e Design foi o tema da palestra do dia 05/07/2009 na ESPM, realizada pela Ellen Kiss graduada em Propaganda e Publicidade, Professora de Pós Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
O objetivo da palestra ressaltou que com a crescente globalização advindo da decadência financeira nestes último meses, o posicionamento da marca está mudando gradualmente a percepção de consumo da sociedade. Isso porque as mudanças que ocorrem na esfera social contribuem para que o indíviduo pense em algo diferente que reflita em um novo posicionamento na vida de forma que traga segurança e bem-estar na sua fase de vida.

Ao falarmos de marca a tecnologia está cada vez mais pautada neste valor, podemos seguir como exemplo a marca Apple que oferece conforto na qualidade em seus produtos, ou então podemos ressaltar o posicionamento da mídia ao mostrar os valores do cartão Mastercard, onde pessoas comuns contam suas histórias de vida e ressaltam que com a utilização do cartão de crédito Mastercard foi possível consumar os seus sonhos. "É sensacional."

Design na verdade é o cartão de visita do produto, como ele é apresentado ao consumidor final, podemos ter como exemplo, uma nova embalagem com nuances femininas própria para a mulher madura e moderna que opta por praticidade no seu dia-a-dia.
Este foco "Design" também tem um significado muito forte no mundo corporativo é onde os princípios e valores das empresas possam estar em sinergia com os objetivos dos públicos em geral, forma-se neste caso uma via de mão dupla (público e empresa), mas essa é apenas uma das definições que podemos encontrar para "Design" na visão dos especialistas.

Branding e Design são temas interessantes de serem explorados, porque trabalham as mudanças de atitudes e comportamentos das pessoas, onde "marca" -gera- "percepção" -que resulta- em "valores" e que- resume-se em - "crença" do consumidor final, por "comprar" o produto e principalmente por "acreditar" nele.

Este link mostra um pouco do trabalho da Ellen Kiss e mostra os seus projetos e divulga relações de cursos para quem estiver interessado em se especilizar em "Marca e Design".








Um comentário:

  1. Bem interessante. Li esses tempos na Revista Amanhã que o consumidor, com algumas marcas tradicionais, não aprova a mudança de desing, por exemplo da pomada minancora que em 100 anos mudou apenas o material de latão para pvc. O que acontece é que todos os icones da marca são totens de reconhecimento, um atalho para o nosso subconciente reconhecer a experiência com a marca. No casa da Minancora, o consumidor sabe qual produto vai encontrar dentro da embalagem, porque reconhece estes icones na marca. Desculpa o texto longo hehehe

    abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

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