quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Dossiê Congresso Intercom 2010 - Juventude, Comunicação e Mudança Social é tema da Conferência de Abertura

Juventude, Comunicação e Mudança Social é tema da Conferência de Abertura
Por AECI - Agência Experimental de Comunicação Integrada (UCS).


O professor e pesquisador dinamarquês da Universidade de Roskilde, Thomas Tufte, ministrou a conferência de abertura do Intercom 2010 durante a manhã do sábado [4 de setembro], no UCS Teatro. A palestra de Tufte abriu a programação do XXXIII Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Cecom) e trouxe assuntos relacionados ao tema do congresso: Comunicação, Cultura e Juventude. O pesquisador explicou a ligação dos jovens de hoje através de diversos meios de informação ao mesmo tempo e mudanças sociais decorrentes da interatividade.


“Como o jovem mudou muito nos últimos tempos, há uma carência de exploração empírica mais profunda sobre o assunto, a maior parte carece de perspectivas transdisciplinares na área”, afirmou. Tufte mostrou sua pesquisa com a juventude na Tanzânia, um lugar que sofreu mudanças no desenvolvimento demográfico desde a década de 1940 e que hoje possui uma sociedade civil emergente.


De acordo com o trabalho do dinamarquês, o jovem faz parte da geração que usa as mídias para informação e conhecimento. São eles que experimentam as mudanças no próprio corpo em um grau sem precedentes. Thomas Tufte realiza estudos em comunicação para o desenvolvimento e mudança social, comunicação na saúde e participativa, sociologia da mídia e globalização cultural. Trabalhou com cultura e desenvolvimento na América Latina e hoje pesquisa questões relacionadas à mídia, ao poder e à democracia.


Na sequência da programação do Cecom, foi apresentado o primeiro painel do ciclo de estudos “Comunicação, consumo e cultura jovem”. A professora Silvia Helena Simões Borelli (PUCSP) falou sobre “Jovens e culturas juvenis: produção acadêmica e narrativas teleficcionais. Os professores Milly Buonanno (Itália), Cláudia Pereira (PUCRIO)e Gisela Castro (ESPM) também expuseram suas pesquisas e trabalhos abordando a revolução digital. O Cecom continua no domingo, dia 5, a partir das 9h, no UCS Teatro, com mais dois painéis: “Geração Digital e Geração Net” e “Comunicação, Cultura e Ritmos Urbanos”.

Fonte Jornal Intercom

Nenhum comentário:

Postar um comentário