segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Socialismo X Capitalismo

Estamos em plena era da democracia, onde a população reconhece os seus direitos, ou pelo menos, é assim que deveria funcionar na era da livre expressão. No jornal "O Estadão do dia do dia 13 de Agosto, saiu uma matéria que o atual presidente da Venezuela o Hugo Chávez quer aprovar um pacote socialista em seu país.


De acordo com o site
http://www.estilohype.net/2009/04/o-que-e-socialismo.html, diz que "o socialismo é uma prática, onde todos têm direitos iguais, ou seja, uma das principais intenções deste modelo é erradicar a desigualdade social, fazendo com que toda a população seja digna de usufruir dos mesmos benefícios." Entre algumas das medidas adotadas dentro do pacote socialista estão: Acabar com as eleições universitárias e estipular o controle das admissões, neste caso, as universidades terão cada vez menos controle das decisões que elas mesmas poderiam tomar e estabelecer controle de ingressos em alguns cursos universitários, pelo próprio governo.

Surge apenas um pequeno dilema; com tantas posições e regras, será possível construir dentro deste modelo socialista uma nação mais justa e igualitária? De acordo com a matéria, percebo que haverá um grande bloqueio na auto estima da população, que ficará submissa ao controle venezuelano e com menos perspectivas arbitrárias pela conquista de seus ideais.

2 comentários:

  1. realmente esta forma de socialismo é no minímo engraçada, é o socialismo autoritário hehehe

    mateus d'ocappuccino

    ResponderExcluir